A Autodesk esta investindo no software Maya e a versão 2020 vem com 60 (sessenta) novos recursos para Rigging e Animação :O

De modo geral a versão 2020 do Maya fornece novas ferramentas e atualizações para animadores, modeladores, riggers e artistas técnicos. O objetivo é otimizar as tarefas desses artistas para que possam ter mais tempo dedicados a produtividade e criatividade. Então, vamos as novidades:

SUPORTE PARA ANIMAÇÃO
Na versão 2019 a Autodesk já havia inserido diversas novidades para animação e uma que se destacou bastante foi a Cached Playback. Agora os animadores podem contar com um recurso bem interessante que é o TimeSlider Bookmark. Esta ferramenta permite que o animador selecione determinado trecho da timeline e insira uma marcação que poderá ajudar na organização dos trabalhos com animações.
Na janela de exibição é possível determinar o Nome e Cor para o trecho selecionado.

Os resultados são destacados na Timeline:

Outra atualização é que agora a Time-line pode ser redimensionada diretamente no painel:

Cached Playback

As atualizações da reprodução em cache fornecem novos modos de visualização e armazenamento em cache eficiente para planos e dinâmicas de imagem, oferecendo reprodução mais rápida e resultados mais previsíveis. Confira no vídeo a seguir:

Suporte ao Image Plane:Agora, os planos de imagem podem ser armazenados em cache com a Reprodução em cache . Se a sua cena contiver uma sequência de imagens aplicada ao plano da imagem, as imagens serão carregadas em segundo plano e armazenadas no cache de Avaliação. Anteriormente, as imagens eram carregadas e armazenadas na primeira reprodução tornando mais lenta a reprodução das animações.

Nota: A reprodução em cache para planos de imagem é suportada apenas no modo de cache de Avaliação. Você não pode mais armazenar em cache planos de imagem com os modos de cache do Viewport Software ou do Viewport Hardware. Consulte Escolha um modo para reprodução em cache para obter informações sobre os modos de armazenamento em cache.

Liberação de controle da Time Slider: agora você pode liberar o cache diretamente do time slider clicando com o botão direito do mouse e selecionando Playback em Cache > Flush Cache, no menu Controles da animação. Para obter mais informações sobre a liberação do cache, consulte a seção Invalidation no tópico Status da Time Line em Cache.

Suporte à Smooth Mesh Preview: A visualização de malhasuave agora usa menos memória quando usada em conjunto com a reprodução em cache. Saiba mais sobre o armazenamento em cache de Smooth Mesh Preview , nas Preferências de reprodução em cache . Essa configuração desativada por padrão, o que significa que a Visualização de malha suave não é armazenada em cache. Ative a Smooth Mesh Preview de cache para adicionar a visualização de malha suave à lista de processos a serem armazenados em cache. Isso não afeta a exibição da Visualização de malha suave, se você ja estiver com ela ativada em seu objeto.

Reprodução de cache Whitepaper:para profissionais de riggers, TDs e plug-ins que desejam entender a arquitetura de reprodução em cache para que possam se beneficiar dos aprimoramentos recentes de desempenho no Maya, você encontra mais explicações sobre a reprodução em cache no whitepaper Maya Cached Playback .

Suporte à dinâmica de reprodução em cache

Anteriormente no Maya, o Cached Playback era desativado sempre que o processo de armazenamento em cache encontrava nós dinâmicos, como Boss ou Nucleus. O armazenamento em cache foi desativado e a linha e o ícone de status ficariam amarelos para indicar que estavam no modo de segurança. Agora, a reprodução em cache pode processar o conteúdo de Dynamics Simulation em uma passagem separada, que aparece no Time Slider, logo acima da linha Status do cache da animação.

Nota: O suporte para nós dinâmicos está em andamento. Atualmente, o nParticles e o nCloth suportam a reprodução em cache . Consulte também: Nós não suportados da Reprodução em Cache.

 

A linha rosa Status do Dynamics aparece acima da linha azul Status do cache de animação

Para ativar o suporte ao Armazenamento em cache do Dynamics, que está desativado por padrão, ative a dinâmica do cache nas Preferências de reprodução em cache ou na seção Reprodução em cache do Evaluation Toolkit .

Melhor gerenciamento de áudio
Melhorias foram feitas no trabalho com áudio no Maya.

Um novo ícone de volume foi adicionado às opções de reprodução abaixo da Time Slider para permitir o acesso aos níveis de áudio do Maya diretamente no Time Slider do Maya.

Além disso, um menu Áudio , onde você pode importar ou excluir áudio da cena, além de escolher como a forma de onda do áudio é exibida no controle deslizante de tempo, foi adicionado ao conjunto de menus Animação ( F4 ).

  • Clique no ícone Volumepara exibir um controle deslizante para ajustar os níveis de som do arquivo de áudio da cena.
  • Clique duas vezes no ícone Volumepara silenciar o som.
  • Clique com o botão direito do mouse no ícone Volumepara acessar o menu Áudio .

 

MODELAGEM COM REMESH E RETOPOLOGIZE

Agora dos modeladores 3D tem a possibilidade de otimizar o tempo de limpeza da malha através dos comandos Remesh e Retopologize. A utilização destes recursos parece ser bem simples e funcional. Basta selecionar a malha ou parte dela (componentes) e executar o comando Remesh para adicionar detalhes e distribuir as arestas uniformemente sobre a superfície. Na sequência, execute o comando Retopologize na superfície para transformar todas as faces triangulares em quadriláteros. Isso pode demorar um pouco dependendo da malha e processamento de sua máquina, porem pode lhe poupar horas ou até dias de retrabalho na limpeza cuidadosa da modelagem manual. Para obter mais informações, visite a página Retopologize automaticamente uma malha .

Proximity Wrap Deformer

Um novo deformer Proximity Wrap permite deformar a geometria de destino usando outra geometria como base. Com base no feedback dos clientes, Proximity Enrole é suportado por GPU.

Confira Criar um deformer Proximity Wrap e Paint Proximity Wrap Weights Tool para obter mais informações.

Gostou? Então, confira as outras melhorias no Maya 2020 acessando o site Autodesk Maya

Acompanhe a Brave CG School nas redes sociais FacebookInstagram e YouTube

Até a próxima meu Bravo! 😉